quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Entrevistas - Parte 2


Diretor francês Michel Gondry comenta filmes de sua carreira

da Folha de S.Paulo

Prolífico parece ser o termo adequado para definir o cineasta francês Michel Gondry, 44. Nas últimas semanas, o diretor de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" lançou um filme nos EUA, encerrou as gravações de outro e já anunciou seu próximo projeto.
O primeiro é "Be Kind Rewind", comédia apresentada no Festival Sundance e que encerrará o Festival de Berlim (de 7 a 17/2). Nela, Jack Black e Mos Def vivem uma dupla que, após apagar acidentalmente as fitas de uma locadora, passa a recriar os filmes destruídos (como "Robocop" e "Os Caça-Fantasmas") de forma mambembe.
A obra recém-filmada é o longa em episódios "Tôkyô!", em que ele assina uma das três histórias: a de uma garota que se transforma em uma cadeira.
O próximo filme será "The Return of the Ice Kings" (a volta dos reis do gelo), no qual alguns garotos inventam um tipo de água especial --quem a bebe ouve uma música.
Enquanto o diretor faz tudo isso lá fora, sua obra aqui no Brasil ainda é pouco vista. "Sonhando Acordado", seu filme de 2006 com Gael García Bernal, só passou em festivais, está comprado por uma distribuidora, mas não tem previsão de lançamento. "Be Kind Rewind" chegou a ter a estréia no país anunciada para março, mas foi reprogramado para maio.
Na conversa com a Folha, por telefone, durante as filmagens de "Tôkyô!" na cidade do título, Gondry falou de seus filmes e de outros, como o brasileiro "O Outro Lado da Rua".



Folha - "Be Kind Rewind" parece ser seu filme mais acessível, uma típica comédia hollywoodiana. É isso?
Gondry - [Reticente] Ahn, é. Quando você assistir, vai ver que não é uma comédia direta, não são piadas tradicionais. Não quero parecer crítico, gosto desse tipo de comédia, mas não é meu mundo. "Be Kind Rewind" pertence à mesma linha dos meus outros filmes.
Folha - E como o sr. teve a idéia para o filme?
Gondry -É um tipo de utopia. Imaginei como seria se as pessoas fizessem filmes caseiros usando o que estivesse disponível na vizinhança, criando sua própria história e dividindo-a com a comunidade. Os personagens começam fazendo remakes até serem proibidos pelo FBI e pelos estúdios. Então, eles passam a filmar a história da cidade e um filme sobre [o jazzista] Fats Waller [1904-1943], porque acreditam que Waller morava no prédio deles.
Folha - Como foi o trabalho com Jack Black e Mos Def?
Gondry - É um bom time. Jack Black tem um "timing" forte de comédia e é muito sensível. Mos é bem engraçado; há uma dinâmica entre eles. Também trabalhamos com Mia Farrow e Danny Glover, o que foi ótimo.
Folha - Seria esse o seu filme menos pessoal?
Gondry - Sim, é mais sobre uma comunidade. Depois de trabalhar com Dave Chappelle em "Bloc Party" [sobre uma festa comunitária no Brooklyn, em NY], fiquei mais interessado no porquê de as pessoas gostarem de ficar juntas, manterem os laços de comunidade.
Folha - O sr. disse que usou suas próprias emoções como um laboratório para experimentar em "Sonhando Acordado". Como foi isso?
Gondry - Minha imaginação está muito ligada a como me sinto. Na filmagem de "Sonhando...", isso foi mais evidente, porque eu falava de emoções e frustrações que vivia no set. A pessoa que provocava algumas dessas emoções estava envolvida na filmagem, era quem fazia os bonecos que aparecem no filme [Lauri Faggioni], e sua personalidade serviu de inspiração para a personagem Stéphanie [Charlotte Gainsbourg].
Folha - Deve ter sido uma experiência problemática, não?
Gondry - Sim. Eu estava sofrendo essa rejeição e ela continuava. Decidi ir a fundo nisso, porque era o que explorava no filme. Não tentei me proteger.
Folha - O sr. usou como cenário o prédio onde viveu em Paris?
Gondry - Sim, o mesmo prédio, outro apartamento, mas idêntico. E a mãe do meu filho, que é a estilista do filme, Florence Fontaine, ainda vive lá. Achei que isso ia me dar uma sensação mais estranha do que deu, na verdade. Foi uma experiência muito positiva.
Folha - "Sonhando Acordado" saiu como o sr. imaginava?
Gondry - Já o vi muitas vezes, mais que qualquer outro filme que tenha feito, acho que por ele ser muito pessoal. Quando vejo Charlotte e Gael [García Bernal] encenando coisas que vivi, me sinto menos solitário.
Folha - Como o sr. o posiciona em sua filmografia?
Gondry - Acho que é como o primeiro disco de uma banda, em que você põe tudo o que o coração sente. É genuíno, posso me defender de qualquer coisa que seja dita contra ele. É algo emotivo. Olhando hoje, talvez eu pudesse ser mais objetivo, mais cínico, talvez tenha sido um pouco ingênuo ao filmá-lo, mas não me arrependo porque não quero fazer filmes cínicos.
Folha - Tanto "Brilho Eterno..." quanto "Sonhando Acordado" exploram relacionamentos falhos. Por que o tema lhe é caro?
Gondry - Não acho que seja só para mim. Fazer um relacionamento funcionar é uma das coisas mais difíceis da vida. Muitos psicólogos dizem que você precisa estar satisfeito consigo mesmo antes de entrar numa relação, mas não concordo com isso, acho que fomos feitos para estar com alguém. Mas isso vem com muitas dificuldades, que podem se tornar a parte mais importante da sua vida.
Folha - Há também um desencontro lingüístico em "Sonhando Acordado", os personagens falam línguas diferentes. Por que isso?
Gondry - Queria um filme sobre alguém que não se sente em casa na terra natal. Como foi o Gael, fiz a ligação da história com o México. A maioria dos meus relacionamentos foi em outra língua, o que trouxe limitações e liberdades na hora de expressar meus sentimentos, e muitas dessas experiências de desencontros verbais ficaram registradas na minha mente.
Folha - Seus filmes têm uma dose de humor e, não raro, insanidade. Quão importante é isso para o sr.?
Gondry - O humor é muito importante na vida e nos relacionamentos. Sem humor as coisas tendem a dar errado em algum momento e, se você leva tudo muito a sério, irá se sentir humilhado. Se você brocha, por exemplo, ou se encontra em alguma situação embaraçosa, só dá para contornar com humor.
Folha - Essa exposição de sua vida que o sr. faz nos filmes não gera reclamações de pessoas próximas?
Gondry - Sou sempre muito cuidadoso para não magoar as pessoas. Não gosto de assistir a filmes perversos, mesmo que não representem o ponto de vista do diretor. Não gosto de zombaria nem de ironia, gosto de humor e de tolices. Não gosto de filmes baseados em vinganças, motivo pelo qual não sou fã de Shakespeare.
Folha - No que sua vida mudou depois de ganhar um Oscar?
Gondry - Hoje tenho uma bela estatueta sobre minha geladeira. Na verdade, é muito satisfatório, mas é preciso pôr em contexto: o Oscar foi de Charlie Kaufman [o roteirista, em parceria com Gondry], tive uma participação de uns 20%.
Folha - Mas lhe abriu portas?
Gondry - Não, não acho que tenha mudado muito.
Folha - Como foi sua relação com Kaufman?
Gondry - Foi incrível trabalhar com ele, é uma pessoa brilhante e temos muitas idéias em comum sobre os absurdos que vemos no mundo, especialmente em relacionamentos. Também uma visão geométrica da narrativa, algo de que gosto. Talvez ele seja um pouco mais pessimista do que eu. Certamente sou mais ingênuo.
Folha - Como andam as filmagens de "Tôkyô!"?
Gondry - Um processo de imersão. O filme tem dois outros episódios, de Leos Carax e Bong Joon-ho, que fez "O Hospedeiro". Minha história é baseada em uma HQ de Gabrielle Bell, sobre uma garota que se transforma em uma cadeira.
Folha - E qual o tom da história?
Gondry - Há um pouco de humor e de doçura, mas é triste no geral. É sobre uma garota que não sabe qual é seu propósito na vida e que se sente cada vez mais inútil, e acaba se transformando numa cadeira.
Folha - Qual a importância de sua cultura natal em seu cinema?
Gondry - Não tenho orgulho, no sentido político, de ser francês. Foi onde cresci, então, claro, deve ter me influenciado artisticamente. Estava bem interessado no surrealismo quando cresci, mas gosto muito de Charles Chaplin também. Certamente tenho alguma sensibilidade francesa, mas não tenho muito orgulho de ser francês. Não me importo com nacionalidades, mas com pessoas.
Folha - O que o sr. conhece de cinema brasileiro?
Gondry - Vi "Cidade de Deus", que me impressionou, apesar de eu não gostar de imagens de crianças com armas, ou de armas em geral. Se você põe uma arma na mão de alguém em um filme, consegue uma tensão e uma dinâmica imediatas, o que torna as coisas fáceis, mas sou um pouco contra isso. É claro que, em "Cidade...", aparentemente é próximo da realidade, então serve a um propósito. Vi esses dias outro filme de que gostei, sobre uma senhora que ajuda a polícia a resolver crimes. Ela vê, de sua janela, um sujeito matar a mulher. Sabe o título? ["O Outro Lado da Rua", informa o repórter] Gostei muito, a atriz [Fernanda Montenegro] era maravilhosa.
Folha - O sr. já visitou o Brasil?
Gondry - Não. Mas fiquei fascinado com Brasília por causa de um filme francês chamado "O Homem do Rio", com [Jean Paul] Belmondo, em que ele vai a Brasília quando ela está em construção. Acho que a cidade não está funcionando como foi planejada, mas me fascina essa utopia de conceber uma cidade a partir do nada, é algo mágico.

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