sexta-feira, 19 de setembro de 2008

No More Empty Words [Parte Um]

Sim, eu cheguei perto. Bem mais perto. Tudo era escuro, é o que posso dizer. Ou você se interessaria por mais? Não vale a pena. É como estar morto, mas com os olhos abertos. Você vê e absorve, mas não diz palavra. Porque as palavras vão e vão, até que não exista mais nada. Recorra na memória à sensação de cair num abismo. Mais ou menos assim. A palavra diz, mas não traduz de fato o que a memória quer expressar. É como estar morto. Pronto. Você não entende os mortos até que esteja entre eles. Mesmo com seu corpo funcionando, embora esse seja o único canal de sua existência ao mundo exterior. O corpo é a expressão que falta à palavra, porque está lá, contorcido, irado, quebrado, dilacerado; o corpo não está, na verdade. O corpo, que seja. É um sinal agudo de extravagância em cores opacas. Você que o veja interprete as linhas transparentes nas palavras. Entende? Essa é a conexão. E como um parto, uma vinda inesperada, uma chegada entre nuvens escuras e tempestade, uma ressurreição propriamente, eu pude ver o que antes não enxergava, pude tocar o que antes não sentia, pude ter em mãos o que antes não entendia. Ainda que vacile e deixe resvalar para o chão. Mas não faz mal. O Verbo, como antepasto da iluminação divina, brotou com lisura nas mentes e corações a anunciar-me um princípe caído mas com boas intenções, e todos cerraram os lábios num sorriso quando fiz o que me era original. Pelos becos, para encontrar e saudar os que vinham, de partida. Mesmo os conhecidos, os olhos não me eram traços com algo vulgar: eram familiares, aconchegantes. Eram, percebi, meus próprios olhos. Olhava para dentro de mim, e reconheci alguma coisa. Foi assim que tudo aconteceu. Daí então, em passos largos, cruzei o caminho à maneira de uma casa de espelhos às inversas. Espectro soturno, recuperava um pouco a cada passagem. E embora haja pedaços ainda em alguns lugares, recuperei o essencial por hora. Retornei por fim à consciência na madrugada em que as palavras ficaram por um fio. Retornei. Fim.

Nenhum comentário: